A música sempre caminhou ao lado de Jane Santos. Seu primeiro contato foi aos seis anos quando acompanhava o encontro dos pais com os amigos em um barzinho ao lado da igreja matriz da cidade de Santos, litoral paulista.
Lá eles assistiam apresentações no estilo voz e violão e, em algumas ocasiões, Jane cantava canções de Cláudia Barroso, Elisete Cardoso, Angela Maria e outros talentos que sua mãe escutava. “Desde os seis anos que eu tenho afinidade com a música. E me sinto muito feliz porque o que eu conheço de música eu devo aos meus pais”, conta.
A vida seguiu seu curso e, já adulta, era frequentadora assídua de uma famosa roda de samba da região. Em um determinado dia, durante a apresentação do grupo “Sem Ensaio”, um dos integrantes esqueceu a letra e a voz de Jane se destacou entre as outras que cantavam em coro a música “Brilho de Cristal” do grupo Pixote e chamou a atenção do amigo Hudson Alexandre Mendes Gonçalves (o Uda), comandante do grupo.
“O Uda falou para eu continuar cantando a música e, no dia seguinte, já estava na porta de casa com um cavaco na mão me passando o repertório. Depois disso, fui convidada para, aos sábados, participar durante uma hora e meia de suas apresentações. Ele foi muito importante para mim, e eu agradeço muito, porque depois, com o tempo, ele falou que estava na hora de eu montar um grupo”, relembra.
Foi seu irmão Benício, que também é compositor, que começou a leva-la nas suas apresentações nas festas da empresa que trabalhava. Jane Santos fez parte dos grupos Daly, Daly Samba, Que Samba, Jane e Jane Banda. “Meu irmão é um grande compositor. Sou suspeita para falar, mas suas letras expressam tudo o que um ser humano gostaria de falar para outro”, elogia.
Jane Santos foi adquirindo novas experiências. A cada show, ficava mais segura e confiante, chegou até a participar de eliminatórias de samba enredo para o Carnaval e foi homenageada pela banda “100% Pompeba”. Atualmente ela conta com o apoio da banda “Rapaziada Aki Tem Samba” em suas apresentações.
Recentemente, um dos seus grandes sonhos foi realizado. Jane lançou seu EP de estreia que teve toda produção musical feita pelo conceituado Pezinho e canções assinadas pelo seu irmão Benício e por grandes nomes da música como Arlindo Cruz, Carlos Caetano, Claudemir e o próprio Pezinho.
“Gravar com grandes nomes do samba foi fundamental, fiquei muito honrada. Participações como a de Mauro Diniz, Bira Presidente, Ubirani, Rogerinho, Gordinho e muitos outros, abrilhantaram e valorizaram muito o meu trabalho”, explica. As canções também tiveram seu registro em videoclipes dirigidos por Fernando Hiro. Márcinho Bertolone é o responsável pela divulgação digital.
Realizada, Jane agora começa a divulgar ainda mais o seu trabalho mostrando suas novas músicas e todo o seu talento. “Gostaria de agradecer a minha família, em especial o meu irmão Neymar e o meu sobrinho Juninho, por terem dado essa oportunidade para eu realizar esse sonho. Meu professor de canto Isabêh e a coreografa Janaína Lima que foram de grande importância para a minha evolução musical. A todos os espíritos de luz, que me deram muita energia positiva para que eu continuasse até o final. Ao público que me acompanha, que respeita o meu trabalho, sem eles eu não sou nada. Obrigada! ”.